terça-feira, 12 de maio de 2009

"Oito anos que durará o luto não entrará nesta casa o vento da rua"



Esse sábado foi a estréia de A CASA DE BERNARDA ALBA.

Parece que tudo começou ontem. Minha amiga Julieta (escritora e diretora) estava fazendo um curso de dramaturgia no Club Noir com o Roberto Alvim. E durante uma semana ela me encheu dia e noite para que eu fizesse o curso de interpretação que eles oferecem lá. E eu resolvi fazer.
As aulas com a Juliana Galdino foram fantásticas.
Além de eu admirar muito o trabalho dela como atriz gosto da estética do Club Noir.

O Telescópio Hubble: são os 2/3 do universo que sabemos que existe, mas que não conseguimos ver. É isso que queremos ver lá. Os 2/3 do humano que sabemos que existe, mas que é impalpável, inefável. Então como é possível fazer essa parte que não pode ser falada ser vista e ouvida do palco? Boa pergunta. Talvez seja pretensão dizer que dá pra ver isso na nossa peça. Talvez seja só esperançoso.
Enfim.
A desaceleração, o desencobrimento, as sensações esfumaçadas na máscara, o tom da voz e a construção do sentido lógico das frases. Essas ferramentas eu acredito que estão mais claras. É a casa da família Alba em tom contemporâneo, sem atropelar a história, o clássico (e nem o Lorca).

A estréia... Pra mim, estréia é sempre estréia. As borboletas sempre aparecem na barriga. Mas foi um bom espetáculo. Acho que isso resume esse tempo de trabalho e a sensação dessa estréia: começamos com uma oficina e terminamos com um espetáculo.




A CASA DE BERNARDA ALBA
(- de F. G. Lorca)
Direção de Juliana Galdino
No Club Noir (Rua Augusta, 331)
Todo sábado, 21hs, entrada franca.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fui à estréia e posso dizer que foi a melhor estréia que já vi de peças suas!

    Vale a pena ver o espetáculo mesmo
    (rasgação de seda sim, mas 100% verdadeiro!)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fui ver a peça, e Meu Deus!, essa foi sinceramente a segunda melhor peça que já assisti dentre todos os textos Lorquianos. Muito bom o trabalho do grupo. Para saber uma pequena perspectiva sobre o que penso do trabalho de vocês veja, tive que escrever sobre o grupo. E outra pergunta, que personagem você fez? Não onsegui distinguir por causa da luz, ou falta dela.

    http://thedescolatersmagazine.blogspot.com

    ResponderExcluir